sábado, 15 de outubro de 2011

CRÔNICAS DO PROFESSOR AFFONSO SANTA ROSA

EDUCAÇÃO

           Se procurássemos, em qualquer dicionário, o significado do verbo educar da 1ª conjugação, encontraríamos: ”Formar a inteligência, o coração  o espírito”. – Quer dizer, trocando em miúdos: “Educar globalmente o ser humano para a vida”.

          A própria escola ao educar, nos dias de hoje, deturpou o processo educacional, pois o que se aprende na escola é decorar as disciplinas, dado que é bom aluno educado, aquele que é aprovado no vestibular.  Daí os tablados das escolas privadas, provando que não às de maior nível educacional.  Por exemplo: Marina da Silva Alvarenga – 1º lugar em medicina na UFRJ.  Marina é ótima em geometria, geografia biologia, etc. Assim, Marina se transforma em profissional e nem sempre competente, pois a escola não ensina tudo, dá apenas um respaldo.
          A pergunta que é imperativa ao Poder Público que dita as regras e, principalmente à rede privada: educar é tão somente preparar profissionalmente?  Quem terá a obrigação de formar o caráter, a personalidade a honestidade, a ética, a estrutura familiar, portanto a sociedade?
          E a cidadania não existe?
         O Ministério da Educação, no lugar de colocarem cada escola um computador, que, naturalmente, é necessário, precisa, urgentemente, saber quem vai formar o espírito e o coração.  E a escola? E a família? Ou será o somatório da escola e da família.
          Quer dizer, chamamos a atenção, pois tudo está errado.  O quadro social é lamentável, os culpados são a escola e os pais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário