terça-feira, 6 de setembro de 2011

MEMÓRIA CABOFRIENSE

Major Henrique de Niemayer Bellegarde



                O aniversário de Cabo Frio, que se aproxima, pois a nossa ciadade, completará quase 400 anos.  Assim é importante ao, mesmo tempo, que se tome conecimento da figura mis ilustre da nossa terra, o Major Henrique Luiz de Niemayer Bellegarde e que se reverencie a sua memória.
                 Nascido em Lisboa chegou ao Brasil em companhia de seu pai juntamente com a família real.
                 Em 1810, o Capitão Cândido Norberto Jorge Bellegarde pai de Henrique Luiz, faleceu e então Dom Pedro mandou que Pedro de Alcântara e Hennrique Luiz seguissem o estudo da matemática na Escola Militar de Rio de Janeiro.
                 Foi promovido a 1º Tenente, em 1820, e em seguida, o capitão-ajudante do Governador Moçambique,retornando, então,
posteriormente a Cabo Frio.
                  Em 1828, foi promovido a Major Engenheiro e, em 1831, publicou o Resuma da História do Brail, com duas edições.
Foi destacado e seguiu para Cabo Frio, onde dirigiu a construção do Farol do Cabo e o Projeto Cabo Frio.  Construiu a ponte de ferro, hoje Feliciano Sodré, sendo que os pegões da mencionada obra foram feitos às suas expensas.
                   O desenvolvimento a nossa terra, continuou pelas mãos o Major Bellegarde, passando a construir os canais de cacimbas do Ururahy e de Maricá.  Os projetos de arruamento de Cabo Frio e de Macaé foram concretizados pelo Major.
                 Foi o fundador da Irmandade de Santa Isabel .  Construiu,no ao de 1837, a casa de Caridade (Charitas) que durante muito tempo abrigou os órfãos desamparados e também dava assistência aos irmãos da Irmandade de Santa Isabel.
                   Contam os biógrafos que o Major sacrificou a sua saúde, ao dsenvolvimeto de Cabo Frio e, assim, premarutamente, aos 37 anos,veio a falecer de febre perniciosa, em 21 de janeiro de 1839, estando sepultado no cemitério de Santa Isabel.
                    Durante longo tempo, a figura ilustre do Major Bellegarde viveu no esquecimento, quando em 1996, o Poder Executivo, sob a Presidência do Vereador Acyr Rocha, instituiu a Medalha Major Bellegarde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário